Sobre o Edenverso


Não seria o Jardim do Éden, além do berço da humanidade, um experimento sobre a criação e a evolução? Com essa ideia, apresentamos o Edenverso: universo expandido e compartilhado entre as histórias de Elton Moraes.

O Edenverso não foi planejado desde o começo, embora o autor tenha uma ideia de aonde quer chegar agora. Os primeiros indícios de estereggs e crossovers vieram em A Relíquia da Vida (2016), e daí em diante só foram aumentando.

Com a vontade crescente de dar um nome a tudo isso, viu na Cosmere do Brandon Sanderson e no Astraverso da Alycia Carvalho exemplos para organizar o próprio multiverso.

Aviso

Vale ressaltar que alguns dos conceitos citados abaixo ainda não foram oficializados nos livros e podem sofrer alterações ao longo do tempo. Além do mais, o conteúdo a seguir possui pequeninos spoilers sobre as conexões, não necessariamente sobre as tramas.

Apresentação

Após a Origem, ações divinas e celestiais desencadearam todo tipo de reação no Universo, fazendo a realidade se dividir no que foi chamada de Dimensão Espelhada. A partir dela, surgiu o multiverso, fazendo com que cada universo ali presente pudesse ter milhões de possibilidades.

Um desses mundos “espelhados” é a própria Terra, que possui três versões e cada uma seguindo uma especificidade: a fantástica, a pós-apocalíptica e a distópica.

Mundos fora da nossa galáxia ganham vida nas formas de Onyx — um dos mundos primordiais mais novos — e Gan Eden — um dos mais antigos e mais avançados (apenas citado até o momento, mas que promete ganhar uma série própria).

Com a expansão do multiverso e da evolução humana, uma guerra pelo controle do Universo foi travada. Dimensões paralelas se criaram e divindades e celestiais se retiraram após a queda dos anjos e a “derrota” dos demônios.

As dimensões estabelecidas são: Arcádia, a Dimensão da Luz; Agartha, a Dimensão Crepuscular; e o Abismo, a Dimensão das Trevas. Há também o Outro Lado, o mundo espiritual, um véu que cobre todo o Universo e, consequentemente, se liga a todas as dimensões citadas.

Cronologia

É difícil estabelecer uma cronologia EXATA entre os acontecimentos dos livros, uma vez que personagens se cruzam aqui e ali, no presente ou no futuro, às vezes em duas séries ao mesmo tempo.

Mas vamos lá, começando com algumas conexões sem spoilers:

✨ Fênix é uma criatura cósmica e elemental do éter — também chamado de quinto elemento, espírito ou matéria escura — que transita em todas as séries, após o livro em que estreou, “Fênix: A morte não é o fim de tudo” (2015).

Sua primeira aparição extra é em A Relíquia da Vida (Crônicas de Onyx, vol. 4).

A segunda, em Futuro Conquistado (Futuro Renegado, vol. 2).

As outras são em Maxon Carter 3 e 5, tendo até um papel relevante para alguns personagens.


✨ David é um terráqueo que tem um papel importante a desempenhar em Onyx, em CdO4. Seu irmão Gael, no entanto, é um personagem da série Maxon Carter, e David acaba transitando em ambas as séries.


✨ A história de Clon (da duologia de contos A Terra de Clon), da Terra pós-apocalíptica, é mencionada em Futuro Conquistado (Terra distópica).


✨ Falando em Futuro Conquistado, uma das personagens tem o poder de ver as múltiplas realidades e acaba enxergando um garoto mágico de outro mundo… E ele também a enxerga. E ambos até trocam algumas palavrinhas.

Linha do tempo por ordem de acontecimentos